A Central de Reservas do Brasil
Pague em até 6x sem juros
 
PROCURAR HOTEL
 
ESPECIAIS Tudo IncluídoPousadasResortsGuias
 
 
 
Guias de Viagem

Alojamentos

Praia do Francês na Internet
Wikipedia Praia do Francês
Wikipedia

Youtube Videos Praia do Francês
Youtube



CENTRAL DE RESERVAS

Praia do Francês

Gosto   Facebook Twitter

Marechal Deodoro foi a cidade mais antiga em proclamar-se capital do Estado de Alagoas, lugar onde nasceu Deodoro da Fonseca, que no ano de 1889 proclamou a 1º República e converteu-se no primeiro presidente do Brasil. Localiza-se na região de Maceió, na margem direita da lagoa Manguaba. É um dos lugares turísticos mais importante do nordeste do país, onde destacamos além de suas praias, principalmente a Praia do Francês, o grande valor histórico e artístico do conjunto arquitetônico que guarda a cidade.

HISTORIA PRAIA DO FRANCÊS


Os primeiros indícios que demonstram a existência do atual município de Marechal Deodoro remontam-se ao século XVI, ano 1522, foram encontrados diversos relatos que falam da expedição de Cristovão Jackes, enviado por D.João III a zona neste ano e da expedição de Duarte Coelho no ano 1535.

A princípios do século XVII surgiu a Vila de Madalena, com o nome de Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, anos mais tarde foi declarada Capital da Província e denominada Alagoas.

No ano 1633 o povoado sofreu o ataque dos holandeses, que torturaram os seus habitantes e arrasaram a freguesia. Três anos mais tarde, no dia 12 de abril de 1636, foi elevada a categoria de Vila e a princípios do século XVIII a Comarca.

Nos primeiros anos do século XIX converteu-se na Capital da Capitania de Alagoas, desvinculando-se de Pernambuco, e no dia 8 de março de 1823 foi elevada a categoria de cidade. No ano de 1838 Agostinho da Silva Neves proclamou-se presidente da Capitania e transladou a capital a Maceió. No final deste século o nome da cidade foi mudado para Marechal Deodoro, em homenagem ao primeiro presidente do Brasil

Marechal Deodoro é uma cidade com um grande valor histórico, primeira capital do Estado e lugar onde nasceu o primeiro presidente do Brasil, Marechal Deodoro da Fonseca, que deu o nome à cidade e depois proclamou a Primeira República do Brasil no ano de 1889. Além do mais conta com um rico patrimônio arquitetônico onde destaca a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e o conjunto monumental que formam o Convento e a Igreja de Santa Maria Madalena.

Atualmente o município, banhado pela laguna Manguaba, é visitado por milhares de turistas durante todo o ano, cujo principal atrativo são suas diferentes belezas naturais, destacando a maravilhosa Ilha de Santa Rita e as suas extensas praias onde destacamos a Praia do Francês, uma das mais frequentadas e lugar onde realizam-se numerosos atos culturais e esportivos durante o ano.

PASSEIO TURISTICO PRAIA DO FRANCÊS


Marechal Deodoro da Fonseca - Marechal Deodoro - Manoel Deodoro da Fonseca, mais conhecido como Marechal Deodoro, foi um dos militares e políticos mais importante do país no século XIX. Em 15 de novembro de 1889 proclamou a Primeira República do Brasil e foi nomeado Presidente. Nasceu em 15 de agosto de 1827 na cidade de Alagoas, conhecida na atualidade como Marechal Deodoro, em homenagem a sua pessoa.
Morreu no Rio de Janeiro no ano de 1892. Sua casa natal é hoje em dia um importante museu que guarda seus objetos pessoais e lembranças.


Casa de Marechal Deodoro - Marechal Deodoro - A casa de Marechal Deodoro foi o lugar onde nasceu Manoel Deodoro da Fonseca, mais conhecido como Marechal Deodoro, este que no ano de 1889 converteu-se no primeiro presidente do Brasil, após proclamar a Primeira República. Encontra-se situada na rua com mesmo nome e no seu interior está o museu de Deodoro da Fonseca, com seus utensílios e objetos pessoais.


Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição - Marechal Deodoro - A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é uma das principais Igrejas de Marechal Deodoro. Foi construída no final do século XVIII e destaca pela sua elevada torre campanário de estrutura quadrada situada em um dos lados da fachada principal. Em frente da Igreja destacamos um belo cruzeiro.


Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Marechal Deodoro - A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, situada na Praça Marechal Deodoro, foi construída no século XVIII, igual que a maioria das Igrejas da cidade.


Palácio Provincial - Marechal Deodoro - O Palácio Provincial de Marechal Deodoro foi sede do primeiro governo de Alagoas e era conhecido como Palácio do Governo do Estado.


Convento e Igreja de Santa Maria Madalena - Marechal Deodoro - O conjunto arquitetônico formado pelo Convento e a Igreja de Santa Maria Madalena é do estilo barroco e foi construído entre meados do século XVII e finais do século XVIII, no lugar onde existia um antigo edifício utilizados pelos padres franciscanos para seu retiro. Parte do Convento foi utilizado como quartel militar no translado da capital, de Marechal Deodoro a sua localização atual, Maceió. Atualmente algumas de suas dependências são sede do Museu de Arte Sacra Dom Ranulpho da Silva Farias.


Museu de Arte Sacra Dom Ranulpho da Silva Farias - Marechal Deodoro - O Museu de Arte Sacra Dom Ranulpho da Silva Farias encontra-se no interior do conjunto arquitetônico formado pelo Convento e a Igreja de Santa Maria Madalena. Foi fundado no ano de 1984 e guarda no seu interior uma importante coleção de peças de arte sacra realizadas desde o século XVII até os nossos dias, além de imagens, pinturas e vestuário religioso. Destaca-se a grande variedade de materiais utilizados, ouro, prata, madeira e barro.


Convento do Carmo - Marechal Deodoro - O Convento do Carmo foi construído no século XVIII.


Igreja de Nossa Senhora do Amparo - Marechal Deodoro - A Igreja de Nossa Senhora do Amparo foi fundada pela confraria que tem o mesmo nome a meados do século XVIII. Em estilo barroco e está localizado na rua Dr. Ladislau Neto.


Casa da Câmara - Marechal Deodoro - A Casa da Câmara de Marechal Deodoro foi construída a meados do século XIX e utilizada nas suas origens como prisão pública.


Igreja do Senhor do Bonfim A Igreja do Senhor do Bonfim está localizada em Taperaguá. Foi construída no século XVII e sua fachada está inspirada nas Igrejas franciscanas do nordeste brasileiro.


Lagoa Azul A Lagoa Azul está localizada entre o Canavial e a Mata Atlântica. Destaca-se pela cor 'azul piscina' de suas águas.

PRAIAS PRAIA DO FRANCÊS


Praias O litoral do município de Marechal Deodoro estende-se por vários quilômetros, desde a praia de Saco da Pedra até a famosa Praia do Francês. São praias de grande beleza que caracterizam-se por sua areia fina e águas cristalinas, onde formam-se as piscinas naturais entre os recifes de corais, ideais para os amantes do mergulho, pois possui uma grande variedade de fauna marinha. Uma das mais famosas e visitadas pelos turistas é a Praia do Francês, conhecida mundialmente por suas excelentes ondas para prática do surf e lugar onde realiza-se vários campeonatos.


Ilha de Santa Rita A Ilha de Santa Rita é a maior ilha lacustre do Brasil. Possui um rico eco sistema, protegido na atualidade pelas leis do país.


Prainha / Barra Nova


Praia do Saco da Pedra A praia conhecida como Saco da Pedra está localizada ao norte da Praia do Francês, lugar onde podemos chegar caminhando nas marés baixas. Além disso, é possível chegar a ela em barco através da lagoa Manguaba. Destacamos os numerosos coqueiros que a protegem e suas importantes formações de recifes de corais.


Praia do Francês A Praia do Francês é uma das praias mais belas do Brasil, devido a sua boa infra-estrutura e a sua beleza natural, é a mais freqüentada do município. Nas suas proximidades realizam-se numerosos atos culturais e esportivos durante o ano, Festival de Verão, Carnaval, Festa do Pato, São João e o Festival Lacustre, entre outros. É ideal para os amantes do surf por possuir as melhores ondas de todo o Estado, é uma das melhores do Brasil, lugar onde realizam-se diferentes campeonatos desta modalidade esportiva. Está protegida por uma barreira de recifes de corais onde destacam as piscinas naturais que formam-se nas marés baixas, lugar ideal para os amantes do mergulho.

FOTOS PRAIA DO FRANCêS


MAPA PRAIA DO FRANCêS



Por que reservar com a-brasil.com?
Idiomas: Español | English | Français | Deustch | Português | Italiano | Nederlands