A Central de Reservas do Brasil
Pague em até 6x sem juros
 
PROCURAR HOTEL
 
ESPECIAIS Tudo IncluídoPousadasResortsGuias
 
 
 
Guias de Viagem

Alojamentos

Morro de São Paulo na Internet
Wikipedia Morro de São Paulo
Wikipedia

Youtube Videos Morro de São Paulo
Youtube



CENTRAL DE RESERVAS

Morro de São Paulo

Gosto   Facebook Twitter

O município de Cairu está localizado no arquipélago fluvial do Rio Una, na região Costa do Dendê ao sul do Estado da Bahia, e sua capital, do mesmo nome, é a segunda cidade mais antiga do Brasil. Um dos seus monumentos mais importantes é o Convento de Santo Antônio, declarado Patrimônio Histórico no ano de 1941. Como principal atrativo turístico destaca o povoado de Morro de São Paulo, situado na Ilha de Tintaré, lugar onde encontra-se o conhecido Morro de São Paulo e a fortaleza de idêntico nome. Toda a zona conta com uma excelente infra-estrutura hoteleira e bons restaurantes onde podemos apreciar os ricos produtos do mar.

HISTORIA MORRO DE SÃO PAULO


Todo o território onde se localiza o município de Cairu forma parte do arquipélago fluvial do Rio Una e esteve habitado desde tempos remotos por tribos indígenas, principalmente os índios Aymorés, que viviam da pesca e da caça.

A resistência dos índios em povoar a zona do continente fez com que primeiro conquistassem suas ilhas, na Ilha de Tinharé fundou-se no século XVI um de seus povoados, a Vila de Morro de São Paulo, que seria atacada e invadida freqüentemente pelas invasões inimigas.

Foi somente no ano de 1531 quando a visita de Martim Afonso de Souza motivou sua conquista ao comprovar sua extrema beleza. No ano de 1553 estas terras foram doadas a Jorge de Figueiredo Correa, quem ordenou ao oficial Francisco Romero que iniciasse seu povoamento

No ano de 1608 converteu-se em município e era conhecido como Vila de Nossa Senhora do Rosário do Cairu. A partir deste século a Vila começou a crescer e seus principais recursos econômicos baseava-se na agricultura e na pesca.

Já no século XX, ano 1938, a vila foi elevada à categoria de cidade. A partir de então com a chegada do turismo converteu-se em um dos principais destinos turísticos do litoral do Estado de Bahia. É visitado durante todo o ano por uma grande quantidade de turistas, atraído por seu encanto natural, com montanhas, rios, ilhas, ilhotas e uma grande quantidade de praias paradisíacas.

PASSEIO TURISTICO MORRO DE SÃO PAULO


Convento de Santo Antônio O Convento de Santo Antônio foi mandado construir pelos frades franciscanos a meados do século XVII. Sua arquitetura é do estilo barroco e destaca-se por sua igreja com uma torre revestida de azulejos policromados. Foi declarado Patrimônio Histórico no ano de 1941.


Igreja da Nossa Senhora da Luz A Igreja de Nossa Senhora da Luz foi construída a meados do século XIX e no seu interior destacamos seus altares barrocos do século XVII e XVIII.


Igreja de Nossa do Rosário A Igreja de Nossa Senhora do Rosário está situada na Praça Marechal Deodoro da Fonseca. Foi construída no século XVI.


Igreja de São Francisco Xavier A Igreja de São Francisco Xavier localiza-se na Ilha de Tinharé, distrito do Galeão.


Igreja do Divino Espirito Santo A Igreja do Divino Espírito Santo está situada na Ilha de Boipeba.


Portaló O Portaló é um monumento em forma de arco, portal de entrada da cidade.


Fonte Grande A Fonte Grande foi construída no ano de 1746 e utilizada para abastecer de água a seus habitantes. No ano de 1943 foi declarada Patrimônio Histórico.


Ilha de Cairu A sede do município de Cairu está localizada na Ilha de Cairu.


Ilha de Boipeba A Ilha de Boipeba é outra das maravilhosas ilhas do município de Cairu. Encontra-se separada da Ilha de Tinharé pelo Rio do Inferno e no seu interior destacam o povoado de Boipeba e as paradisíacas praias que a rodeiam.


Ilha do Caitá A Ilha de Caitá destaca-se pelas grandes barreiras coralinas que a formam, onde habitam numerosas espécies de peixes coloridos. É um lugar freqüentado pelos amantes do mergulho.


Ilha de Tinharé A Ilha de Trinharé está separada do continente pelo Canal de Taperoá. No seu interior existem quatro distritos, Galeão, Gamboa, Garapuá e Morro de São Paulo, e está rodeada por praias paradisíacas. É sem dúvida um lugar digno de ser visitado.


Povoado de Morro de São Paulo O Povoado de Morro de São Paulo é uma Vila de Pescadores, um dos distritos mais importantes da Ilha de Tinharé. Localiza-se aos pés do Morro de São Paulo, lugar onde destacam algumas das praias mais belas de todo o município.


Morro de São Paulo O Morro de São Paulo é uma montanha situada na Ilha de Tinharé. Nas suas imediações encontramos as ruínas da Fortaleza e do Farol que possuem o mesmo nome.


Fortaleza de Morro de São Paulo A Fortaleza de Morro de São Paulo encontra-se situada na Ilha de Tinharé. Foi construída no ano de 1630 e foi utilizada para proteger a zona das invasões inimigas. Foi declarada no ano de 1938 Patrimônio Histórico e atualmente somente conservam-se as suas ruínas.


Farol do Morro de São Paulo O farol de Morro de São Paulo foi inaugurado no ano de 1835. Merecem especial destaque as maravilhosas vistas que obtém-se desde suas imediações.


Gamboa do Morro - Distrito Turístico Gamboa do Morro é outro dos principais distritos turísticos localizados na Ilha de Tinharé. É um típico povoado de pescadores e suas praias são ideais para o banho por serem tranquilas


Pedra da Benedita Pedra Benedita é uma rocha localizada a 5 milhas da costa conhecida pelos amantes do mergulho e do sub marinismo.


Tatimirim - Recife O Tatimirim é um recife de coral localizado a 3 milhas da costa. É um lugar propício para o mergulho pela grande quantidade de fauna marinha que existe ao seu redor.


Ponta dos Castelhanos A Ponta dos Castelhanos localiza-se na Ilha de Boipeba. É conhecida pelos amantes do sub marinismo pelo navio submergido nas suas águas.


Rio Una O Rio Una desemboca no município de Cairu formando o arquipélago de Tinharé. É um rio navegável para embarcações pequenas e é o principal acesso às mais de 20 ilhas e ilhotas que formam o arquipélago.


Canal de Taperoá O Canal de Taperoá separa o continente da Ilha de Tinharé.


Área de Proteção Ambiental das Ilhas de Tinharé e Boipeba A Área de Proteção Ambiental das Ilhas de Tinharé e Boipeba é uma área de conservação fundada no ano de 1992 para proteger todo o maravilhoso entorno do município de Cairu, especialmente as Ilhas de Tinharé e Boipeba onde habitam numerosas espécies de animais e plantas.

PRAIAS MORRO DE SÃO PAULO


Playas O litoral do município de Cairu está repleto de praias paradisíacas, algumas consideradas como mais belas do país. As mais importantes estão localizadas ao redor das ilhas e ilhotas que formam o arquipélago do Rio Una. Caracteriza-se por sua areia fina e águas tranquilas de agradável temperatura, ideais para praticar todo tipo de esportes aquáticos, especialmente o mergulho pela grande quantidade de fauna marinha que vive ao seu redor.


Praia Gamboa - Morro de São Paulo


Primeira Praia - Morro de São Paulo


Praia Segunda Praia - Morro de São Paulo


Praia Terceira Praia - Morro de São Paulo


Praia Quarta Praia - Morro de São Paulo


Praia do Encanto / Quinta Praia - Morro de São Paulo


Praia Garapuá - Morro de São Paulo


Praia do Pontal - Morro de São Paulo


Praia Boca da Barra - Ilha de Boipeba


Praia Tassimirim - Ilha de Boipeba


Praia Cueira - Ilha de Boipeba


Praia Moreré - Ilha de Boipeba


Praia Bainema - Ilha de Boipeba


Praia Ponta dos Castelhanos - Ilha de Boipeba


Praia Cova da Onça - Ilha de Boipeba

MAPA MORRO DE SãO PAULO



Por que reservar com a-brasil.com?
Idiomas: Español | English | Français | Deustch | Português | Italiano | Nederlands