A Central de Reservas do Brasil
Pague em até 6x sem juros
 
PROCURAR HOTEL
 
ESPECIAIS Tudo IncluídoPousadasResortsGuias
 
 
 
Guias de Viagem

Alojamentos

Florianópolis na Internet
Wikipedia Florianópolis
Wikipedia

Youtube Videos Florianópolis
Youtube



CENTRAL DE RESERVAS

Florianópolis

Gosto   Facebook Twitter

Florianópolis, Capital do Estado de Santa Catarina, é uma cidade insular situada na Ilha de Santa Catarina, às margens do Oceano Atlântico na Região Metropolitana de Florianópolis. O município, com o mesmo nome, se estende por duas zonas, uma localizada na Ilha de Santa Catarina e outra no continente, comunicadas entre si pela Ponte Hercílio Luz, um dos principais símbolos arquitetônicos. É um município conhecido por suas fortalezas e zonas naturais, parques, dunas, rios, lagunas e sobretudo por suas numerosas e paradisíacas praias. Possui um rico patrimônio arquitetônico, seu centro histórico está repleto de praças e edifícios de grande beleza, teatros, museus, galerias de arte, bibliotecas, universidades e templos que inundam as cidades, um dos seus mais importantes é a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora do Desterro. Além do mais, conta com umas excelentes infra-estruturas hoteleiras e de lazer, que acolhe no decorrer do ano a milhões de turistas de todo o Mundo. Atualmente Florianópolis se converteu em um dos destinos turísticos mais importantes da Região Sul do Brasil.

HISTORIA FLORIANÓPOLIS


No começo estas terras estiveram ocupadas por tribos indígenas, principalmente da família dos Tupis-Guaranis, que se dedicavam a agricultura e especialmente a pesca para poder sobreviver. Foi descoberto na zona importantes vestígios que demonstram a existência de habitantes nessas terras no ano de 4.800 a.C.

Somente no ano de 1675 foi quando Francisco Dias Velho iniciou a colonização da zona e fundou uma primeira população conhecida como Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, convertendo-se na segunda população mais antiga do Estado de Santa Catarina.

No ano de 1726 foi declarada Vila de Nossa Senhora do Desterro e se desvinculou do município de Laguna ao qual pertenceu nas suas origens. Anos mais tarde, a partir da década de 1730, se construíram as principais fortalezas utilizadas para proteger a zona dos constantes ataques de piratas e a população começou a se desenvolver.

Já no século XIX Desterro foi elevada à categoria de Cidade e se converteu na Capital do Estado de Santa Cantarina. Foi um período de prosperidade para todo o município graças à melhora do porto e a construção de vários edifícios públicos, entre outras obras. No ano de 1894 foi mudado o seu nome para Florianópolis, em homenagem ao famoso Marechal Floriano Peixoto.

Atualmente a cidade de Florianópolis tem a sua economia baseada no comércio, na indústria e no turismo, que nos últimos anos está tendo grande importância. É visitada ao longo do ano por milhares de turistas que são atraídos por seu importante patrimônio histórico e cultural e por seu extenso litoral repleto de praias de grande beleza, freqüentadas pelos amantes dos esportes aquáticos, que a convertem em um dos destinos turísticos mais visitados do sul do país.

PASSEIO TURISTICO FLORIANÓPOLIS


Centro Histórico O Centro Histórico de Florianópolis está repleto de edifícios e monumentos de diferentes estilos arquitetônicos. Se localiza nos arredores da Praça XV de Novembro e é conhecido por suas barracas de artesanato e seus típicos bares, onde se servem apetitosos aperitivos. Um dos seus principais monumentos é a Catedral Metropolitana.


Catedral Metropolitana - Catedral de Nossa Senhora do Desterro A Catedral Metropolitana, conhecida como a Catedral de Nossa Senhora do Desterro, se encontra situada na Praça XV de Novembro e é o principal monumento religioso da cidade. Sua construção se iniciou no ano de 1753, sobre os restos de uma antiga igreja construída por Francisco Dias Velho, fundador da Cidade, e foi inaugurada no ano de 1773. Nas suas imediações se realiza uma importante feira de artesanato.


Igreja de Nossa Senhora das Necessidades A Igreja de Nossa Senhora das Necessidades se localiza 16 Km ao norte da Cidade, na belíssima cidade conhecida como Santo Antônio de Lisboa. Foi construída a meados do século XVIII e é a mais antiga que se conserva em toda a Ilha de Santa Catarina.


Igreja Nossa Senhora da Conceição da Lagoa A Igreja Nossa Senhora da Conceição da lagoa foi construída no Morro da Lagoa da Conceição na segunda metade do século XVIII e sofreu importantes modificações no decorrer da sua história. Foi declarada Patrimônio Municipal no ano de 1974.


Igreja Nossa Senhora da Lapa A Igreja Nossa Senhora da Lapa se localiza na praça central do Distrito de Ribeirão da ilha. Foi inaugurada no ano de 1806 e em seu interior merece especial destaque as pinturas da Sagrada Família, os Reis Magos e o Cristo Crucificado realizadas no seu teto.


Igreja São Francisco de Paula A Igreja São Francisco de Paula situa-se a Praia de Canavieiras. Foi construída na década de 1830 e é um dos maiores exemplos de arquitetura colonial de toda a ilha.


Forte Santana O Forte Santana foi construído na década de 1760 e situa-se na Avenida Beira Mar Norte, nos arredores da Ponte Hercílio Luz. Seu interior é a sede do Museu de Armas da Policia Militar de Santa Catarina.


Forte Santa Bárbara O Forte Santa Bárbara situa-se na Rua Antônio Luz e foi construído na segunda metade do século XVIII. No ano de 1984 foi declarado Patrimônio Histórico Artístico Nacional e atualmente é a sede da Sociedade Amigos da Marinha, SOAMAR, e do Grupo de Escoteiros do Mar Ijurerê-Mirim.


Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim A Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim situa-se na Ilha de Anhatomirim e foi construída por José da Silva Paes no século XVIII, formando parte do complexo defensivo. É a maior fortaleza da região e destaca por seu belo pórtico de entrada de estilo oriental com um aquário em seu interior.


Fortaleza São José da Ponta Grossa A Fortaleza São José da Ponta Grossa situada a 25 Km de Florianópolis, entre a Praia Jererê e a Praia Forte, forma parte do triângulo defensivo que protegia o norte da Ilha de Santa Catarina com a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim e a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, construída no século XVIII por José da Silva Paes.


Fortaleza de Santo Antônio de Ratones A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones foi a terceira fortaleza construída na ilha por José da Silva Paes para defender a zona norte da Ilha de Santa Catarina. Situa-se instalada na Ilha de Ratones Grande e está em segundo lugar como a maior fortaleza de toda a região. No ano de 1938 foi declarada Patrimônio Histórico Artístico Nacional.


Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição Araçatuba A Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição Araçatuba foi a última fortaleza construída por José da Silva Paes para defender a Ilha de Santa Catarina. Se localiza ao sul da ilha, na Ilha de Araçatuba, em frente a Praia dos Naufragados.


Casa Museu Victor Meirelles A Casa Museu Victor Meirelles situa-se na Rua Victor Meirelles e foi o lugar onde nasceu o famoso pintor, um dos mais importantes do Brasil. Foi declarado Patrimônio Histórico Artístico Nacional no ano de 1950 e no interior se expõem telas e croquis do conhecido pintor e obras de artistas contemporâneos.


Teatro Álvaro de Carvalho O Teatro Álvaro de Carvalho está situado no centro da cidade, na Praça Pereira Oliveira. Foi construído durante a segunda metade do século XIX e inaugurado no ano de 1875 com o nome de Teatro Santa Isabel, somente no ano de 1894 foi quando recebeu a sua denominação. Atualmente é a sede do Festival Nacional de Teatro Isnard de Azevedo.


Teatro Ademir Rosa O Teatro Ademir Rosa é um dos mais modernos da Cidade. Situa-se na Avenida Irineu Borhausen.


Museu de Armas da Policía Militar de Santa Catarina - Museu Armas Major Lara Ribas O Museu de Armas da Policia Militar de Santa Catarina, conhecido também como Museu Armas Major Lara Ribas situado no Forte Santana. No seu interior se exibem importantes coleções de armas e uniformes militares.


Museu Acervo Histórico Ponte Hercílio Luz O Museu Acervo Histórico Ponte Hercílio Luz situa-se na entrada da ponte, Rua Assis Chateaubrand. No seu interior se guardam diferentes coleções de livros e documentos que nos mostram a história desta famosa construção.


Museu Antropologia da UFSC O Museu Antropologia da UFSC situa-se no Campus Universitário Trindade. Guarda um importante acervo de objetos e lembranças localizados por todo o município, relacionados com a arqueologia, a etnologia indígena e a cultura popular.


Museu Casa da Alfândega O Museu Casa da Alfândega situa-se no antigo edifício construído no ano de 1875. Atualmente é a sede da Associação Catarinense de Artistas Plásticos e no seu interior se expõem obras dos principais artistas da Cidade.


Museu da Imagem e do Som - MIS O Museu da Imagem e do Som, MIS, está situado na Avenida Irineu Bornhausen.


Museu Etnológico do Ribeirão da Ilha O Museu Etnológico do Ribeirão da Ilha situa-se em uma casa tradicional a 27 Km do centro de Florianópolis, no Distrito de Ribeirão da Ilha.


Museu Homem do Sambaqui O Museu Homem do Sambaqui se aloja no Colégio Catarinense, Rua Esteves Júnior. Em seu interior se guardam importantes coleções de esqueletos, fósseis, utensílios indígenas e de arte sacra.


Museu Arte de Santa Catarina - MASC O Museu Arte de Santa Catarina, MASC, o terceiro museu de arte mais antigo do país e está situado na Avenida Irineu Bornhausen. Guarda um acervo com mais de 1.000 obras dos melhores artistas de todo o Estado.


Palácio Cruz e Sousa - Museu Histórico de Santa Catarina O Palácio Cruz e Sousa se localiza no Largo da Catedral, Praça XV de Novembro. Foi construído no século XVIII e foi utilizado como lugar de residência pelo Governador. Atualmente é a sede do Museu Histórico de Santa Catarina.


Mercado Público O Mercado Público de Florianópolis situa-se na Rua Jerônimo Coelho. Foi inaugurado no ano de 1889.


Ponte Hercílio Luz A Ponte Hercílio Luz, com um grande valor histórico e declarado Patrimônio Histórico Artístico Nacional é um dos principais símbolos arquitetônicos do município. Foi construído no ano de 1926 e sua construção facilitou em boa parte ao desenvolvimento da cidade, unindo a Ilha de Santa Catarina ao Continente. Merece especial destaque as vistas que se obtêm desde seus arredores e sua iluminação noturna.


Parque Municipal da Lagoa do Peri O Parque Municipal da Lagoa do Peri situa-se na Estrada Geral da Armação, Distrito de Pântano do Sul. Tem uma área que supera os 2.000 hectares e foi inaugurado no ano de 1982. No seu interior situa-se a Lagoa do Peri.


Parque Municipal da Lagoinha do Leste O Parque Municipal da Lagoinha do Leste situa-se no Distrito de Pântano do Sul, entre a Praia do Pântano do Sul e a Praia do Matadeiro. Foi fundado no ano de 1992.


Parque Municipal do Maciço da Costeira O Parque Municipal do Maciço da Costeira se localiza a 5 Km do centro da Cidade, na região central da Ilha de Santa Catarina. Foi inaugurado no ano de 1995 e tem uma extensão aproximada de 1.500 hectares.


Lagoa da Conceição A Lagoa da Conceição é um dos principais pontos turísticos da Ilha de Santa Catarina, conhecida por sua extrema beleza natural. Situa-se no centro da ilha a 12 Km de Florianópolis e é a maior lagoa de todo o município, propicia para os esportes náuticos. É uma lagoa costeira de água salgada que se destaca por sua excelente infra-estrutura de lazer que tem a seus arredores, além dos seus bares, restaurantes, onde poder apreciar a rica gastronomia de toda a região e locais de vida noturna.


Lagoa do Peri A Lagoa do Peri situa-se na zona sul da Ilha de Santa Catarina e é a maior lagoa de água doce de todo o município.


Baía de Florianópolis A Baía de Florianópolis separa a Ilha de Santa Catarina do Continente e está dividida em duas zonas por um estreito canal, a Baía Norte e a Baía Sul, onde se destaca um dos postais mais fotografados de todo o município, a Ponte Hercílio Luz que é um dos melhores lugares do município para praticar todo o tipo de esportes náuticos.


Morro da Cruz O Morro da Cruz é uma formação montanhosa que alcança o ponto mais alto, 450 metros de altura. Se localiza na região central do município e se destacam as maravilhosas vistas que se obtêm desde os seus arredores.


Sítio Arqueológico do Santinho O Sítio Arqueológico do Santinho situa-se na Praia do Santinho e é um museu arqueológico ao ar livre.

PRAIAS FLORIANÓPOLIS


Playas Todo o litoral que rodeia a Ilha de Santa Catarina, onde se Localiza o município de Florianópolis, está repleto de paradisíacas praias para todos os gostos, desde extensas e urbanas com todos os serviços necessários, freqüentadas por uma grande quantidade de turistas, até canais tranquilos de difícil acesso. Se caracteriza por sua areia fina e branca, e suas águas cristalinas e de agradável temperatura, ideais para praticar todo o tipo de esportes náuticos, principalmente na Baía de Florianópolis. As costas leste e sul da ilha destacam-se por suas fortes ondas e são freqüentadas pelos surfistas.


Praia de Furnas


Praia Bom Abrigo


Praia das Palmeiras


Praia do Itaguaçu


Praia do meio


Praia da Saudade


Praia Rizzo


Praia Matadouro


Praia Canto da Lagoa


Praia Baixio da Lagoa


Praia Retiro da Lagoa


Praia Areias da Lagoa ou das Rendeiras


Praia Freguesia da Lagoa


Praia Arataca


Praia Muller


Praia de Fora


Praia de São Luis


Pontal do Recife


Ilha dos Guarás


Praia Saco Grande


Praia Cacupé


Praia Comprida


Praia de Santo Antônio de Lisboa


Praia Sambaqui


Praia do Posto de Sambaqui


Praia Sinfrônio


Praia Rola


Praia da Ilha do Raton Pequeno


Pontal


Praia Ponta Grossa


Praia daniela


Praia Forte


Praia Jurerê


Praia Canajurê


Ilha do Francês


Praia Canasvieiras


Praia Cachoeira de Bom Jesus


Praia Ponta das Canas


Lagoinha da Ponta das Canas


Praia Brava


Praia dos Ingleses


Praia do Santinho ou Aranhas


Praia Moçambique


Barra da Lagoa


Praia do Leste


Praia Calheta / Galheta


Ilha do Xavier


Praia Mole


Praia Gravatá


Praia da Joaquina


Praia da Ilha do Campeche


Praia Campeche


Praia Morro das Pedras


Praia da Armacão


Praia do Matadeiro


Lagoinha do Leste


Praia da Solidão


Praia Pântano do Sul


Praia Río das Pacas


Praia Saco do Caldeirão


Praia Saquinho


Praia Saco de Baleia


Praia dos Naufragados


Praia do Defunto


Praia Seu Norberto


Praia Caieira de Barra do Sul


Praia Tapera do Sul


Praia Sinhá ou Ponta do Poço


Praia Fora


Praia Caiacangaçu


Praia Costureira do Ribeirão


Praia Seu Linho Cunha


Praia Seu Ernesto


Praia Itaqui


Praia doutor Ivo


Praia da Rita


Praia Ribeirão da Ilha


Praia Barro Vermelho


Praia Contrato


Praia Flecheiras


Praia Saco


Praia Tipitinga


Praia Garcia


Praia Tapera


Praia Caiacangamirim


Praia Costeira de Pirajubaé


Praia Ferrujo


Praia Saco dos Limões


Praia Curtume


Praia José Mendes


Prainha


Praia Mira Mar


Praia Rita María

MAPA FLORIANóPOLIS



Por que reservar com a-brasil.com?
Idiomas: Español | English | Français | Deustch | Português | Italiano | Nederlands